Cachoeira Paulista está situada numa posição privilegiada em relação às outras cidades do Vale do Paraíba: situada na região do Vale Histórico e do Circuito da Fé,  distante  34 km da Basílica de Aparecida  e 106 km da cidade turística de Campos do Jordão em São Paulo, 70 km da cidade turística finlandesa de Penedo no Rio de Janeiro e 110 km das cidades turísticas de São Lourenço e Caxambu no Sul de Minas Gerais.

Conheça melhor nossa história visitando os seguintes pontos turísticos:

Estação Ferroviária

Pousadas Hotéis Cachoeira Paulista

Estação Ferroviária

 Cachoeira Paulista possui uma das mais belas construções ferroviárias da história deste país. Projetada pelo engenheiro inglês Newton Bennaton, exibe traços  arquitetônicos de tendência europeia.

Inaugurada em 1875, marcava o ponto de encontro entre dois importantes ramais ferroviários do Brasil: a Estrada de Ferro do Norte, de São Paulo a Cachoeira Paulista e a Estrada de Ferro Dom Pedro II, que vinha da cidade do Rio de Janeiro. Com 270 metros de comprimento, a estação foi depósito por muitos anos do café produzido na região

Embora, atualmente encontre-se completamente abandonada, vale a pena visitar e ver a arquitetura deste monumento tombado  pelo COMDEPHAAT em 18 de abril de 1982.

Teatro Municipal

Teatro Municipal

Teatro Municipal

Na realidade, o primeiro teatro de Cachoeira Paulista surgiu em 1883 no bairro da Margem Esquerda, num antigo casarão do Comendador José de Oliveira Gomes, com o nome de Teatro Comunitário, quando a cidade se chamava Arraial do Porto da Cachoeira.

Em 1884, o teatro foi transferido para a Margem Direita e recebeu o nome de Santo Antônio. Em 1885 é que se iniciou a construção da sede atual pelos fundadores Luiz Felippe de Franca, Antônio José da Costa Junior, João Jacynto de Aguiar e José Joaquim Gonçalves, mas infelizmente a obra ficou parada por 10 anos. Somente em 15 de abril de 1895 é que o Teatro municipal teve sua obra concluída. Na fachada e interior podemos ver sua construção em estilo neoclássico.

O teatro foi palco de grandiosas peças, com presença de renomados cantores e músicos, além de notórios artistas ambulantes que percorriam os principais teatros das capitais brasileiras.